26 mai 2007

Uma grande colecção pessoal de postais ilustrados com um tratamento técnico exemplar .

Artigo tomado do blog: http://bibliotecas-.blogspot.com

Autor : Fernando_Vilarinho

"Antes de tudo, desculpem a minha ignorância mas desconheço o termo técnico que se atribui a uma colecção de postais (ilustrados ou de correio). Pela lógica devia ser cartoteca (em alusão ao cartão-postal), mas os mapas "açambarcarem" esse epíteto. Ainda fui ver no excelente "Diccionario del Archivero Bibliotecario" de Luis Garcia Ejarque, mas não encontrei resposta. Outras ajudas são bem-vindas.

Tomei conhecimento, pelo JN, há uns dias atrás, de um coleccionador de postais ilustrados, de Viseu, que possui no momento uma colecção de cerca de 43 mil postais. Não sei se é a maior colecção de postais de Portugal. Desde miúdo que já ouvi falar em colecções, por terras lusas, de muitas dezenas de milhares de espécies. Mas quem as possui geralmente prefere manter o máximo de discrição.

Henrique Figueiredo não prima propriamente pela discrição. Este coleccionador reuniu em 25 anos mais de 43 mil postais ilustrados de todo o mundo. Cerca de meio milhar são muito raros e de um valor muito elevado e estão guardados num cofre de sua casa, em Orgens, arredores de Viseu. Interrogo-me: mas alguém tem a coragem de revelar isto no jornal com a 2ª maior tiragem nacional? Só falta dizer o nº da combinação… Bem, passemos à frente." Ler mais.......

Origem & propriedade do parágrafo :

http://bibliotecas-.blogspot.com/2007/03/uma-grande-coleco-pessoal-de-postais.html#comments

Posté par H u g o à 19:08:00 - Permalien [#]